segunda-feira, 6 de maio de 2013

Em Casinhas como anda a previdência Municipal,o FUNPRECA,"a caixa preta da previdência municipal".


Da redação:
redacaocasinhasagreste@bol.com.br

A garantia do servidor está na previdência,durante longos anos é descontado no salário  do funcionário esse dinheiro para que no futuro seja garantido com a aposentadoria.Será que é garantido?
Em Casinhas, esse assunto já gerou várias discurssões,assunto tão polêmico e até os dias atuais,todo e qualquer cidadão dessa terra sabe muito bem do que aconteceu no passado.A FUMPRECA, "a caixa preta de Casinhas".
 A  FUNPRECA,Fundo de Previdência municipal de Casinhas,criada com o intuito de descontar mensalmente sabe-se o montante de dinheiro que é abastecido todos os meses na conta dessa previdência municipal.
Uma pergunta,a prefeitura têm prestado contas todos os meses ao servidor de casinhas quanto ao dinheiro público  quanto  ao acompanhamento do processo contábil do FUMPRECA?

Objetivo:

O Fundo de Previdência Social do Município  tem como objetivo segurar todos os servidores efetivos que exerçam atividade remunerada na cidade e foi instituído pela Lei Complementar nº 014, de 20 de julho de 2002, com observância ao art. 40 da Constituição Federal. O Regime Próprio de Previdência Social visa dar cobertura aos riscos que estão sujeitos os beneficiários, bem como garantir meios de subsistência nos eventos de invalidez, moléstia profissional, doença, idade avançada e morte, além de proteger a família.

A cobertura do fundo compreende servidores que requisitaram aposentadoria por invalidez, aposentadoria compulsória, por idade e tempo de contribuição ou apenas por idade.

Nesse município há transparência nesse sentido, quanto ao dinheiro público que o próprio servidor contribuiu para um dia usufruir dessa garantia?
Dois questionamentos,resposta que não sería ao blog,mas sim a toda sociedade.

Por onde anda a transparência em Casinhas.
 
Caro trabalhador isso é um direito seu, buscar informações sobre todo o desenrolar das contas públicas da prefeitura,tomar conhecimento do que é público,seja na parte financeira ou material,sejamos cidadãos participativos para exercer a  cidadania.
Atençãos nas dicas a seguir:
  Esse é um dos maiores desafios das gestões que se iniciam. Para garantir os benefícios previdenciários aos servidores, sem gerar deficits na prefeitura, é preciso cuidar bem das reservas dos regimes de previdência.
    Não devem ocorrer saques indevidos nessas reservas, pois elas são patrimônio dos servidores, e não são para uso em outra finalidade.
    Da mesma forma, é obrigatório o recolhimento das contribuições ao regime de previdência do qual faça parte o servidor, seja próprio ou o INSS.
    No caso dos regimes próprios – RPPS é obrigatória a avaliação atuarial a cada ano para verificar como está a situação financeira e econômica do fundo de previdência.
    Para a garantia da solidez do RPPS é necessário acompanhar e manter os passivos previdenciários sob controle, as avaliações atuariais periódicas, e as contribuições ao sistema em dia.
    Como resultado de uma boa prática previdenciária o município fará jus a um certificado de regularidade emitido pelo Ministério da Previdência, o CRP.

Escrito por:
Edmilson Arruda

wwww.casinhasagreste.com.br
Casinhas Agreste

Nenhum comentário:

Postar um comentário